Ricardo Abramovay, sociólogo e pesquisador na USP, conversou conosco sobre o tema “Economia e Natureza: uma relação delicada”.
Graduado em filosofia pela Universidade de Paris X Nanterre. Mestre em política pela FFLCH da USP. Doutor em Ciências Humanas pelo IFCH/UNICAMP. Pós-doc: EHESS (Paris), Fondation Nationale des Sciences Politiques (Paris). Prêmio ANPOCS melhor tese de doutorado 1991 (Paradigmas do Capitalismo Agrário em Questão – Edusp). Professor do Departamento de Economia da FEA/USP, durante trina anos, professor Titular desde 2001, Ricardo Abramovay, é atualmente, professor sênior do Programa de Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente da USP. Autor de « Amazônia: Por uma economia do Conhecimento da Natureza » (Elefante/Terceira Via/Outras Palavras) e de MUITO ALÉM DA ECONOMIA VERDE (Ed. Planeta Sustentável/Abril, São Paulo, 2012), revisto e publicado pela Routledge (Londres) em 2016 sob o título de BEYOND THE GREEN ECONOMY. Autor de Paradigmas do Capitalismo Co-autor líder do capítulo de bioeconomia do Science Panel for the Amazon, sua linha de pesquisa atual é o desenvolvimento sustentável na Amazônia. Segundo Ricardo Abramovay, “A economia se consolida como ciência, a partir do final do Século XIX conforma se afasta tanto da natureza, quanto da ética. Ultrapassar esta dupla separação é a premissa básica para uma vida social voltada à superação das desigualdades e a uma nova relação entre sociedade e natureza. O mundo contemporâneo mostra sinais importantes nesta direção”.
O encontro virtual, organizado em 18/09/2021, com mediação do jornalista Eugênio Bucci, está disponível em nosso canal Youtube parte 1 https://youtu.be/KAYOwzrwYPk parte 2 https://youtu.be/ETjXsSJmSEE