Acesse nosso canal no YouTube ou clique no play do vídeo para assistir aqui no site.
-
Riscos sociais e éticos dos modelos de linguagem como ChatGPT - Virgílio Almeida
O think tank República do Amanhã convidou Virgílio Almeida para uma conversa sobre o tema "Riscos sociais e éticos dos modelos de linguagem como ChatGPT"
O encontro virtual, organizado em 04/03/2023, foi mediado pelo jornalista Eugênio Bucci (USP)
Conheça mais sobre o think tank República do Amanhã no site http://republicadoamanha.org
Virgílio Almeida é graduado em Engenharia Elétrica na UFMG, com mestrado em Ciência da Computação na PUC-Rio de Janeiro e doutorado em computação na Vanderbilt University.
É Professor Emérito de Ciência da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Professor Associado no Berkman Klein Center de Harvard University.
Foi professor visitante em várias universidades e centros de pesquisa, como New York University, Boston University, Santa Fe Institute e HP Research Labs.
Foi Secretário Nacional de Políticas de Tecnologias de Informação (2011-2015), Coordenador do Comité Gestor da Internet no Brasil (2011-2016) e Responsável pela Conferência Global Multilateral sobre o Futuro da Governação da Internet - NETmundial (2014).
É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS).
É Catedrático Titular da Cátedra Oscar Sala do IEA/USP.
Publicou mais de 170 artigos científicos em publicações nacionais e internacionais.
É autor de seis livros publicados nos EUA, incluído o recém-lançado "Governance for the Digital World”, em co-autoria com Fernando Filgueiras (FGV e UFMG).
Google Scholar: https://scholar.google.com/citations?user=sPKpIPwAAAAJ&hl=en&oi=ao -
Desmilitarizando as mentes. José Miguel Wisnik e Luiz Eduardo Soares
O think tank República do Amanhã convidou dois grandes intelectuais para uma conversa sobre o tema "Desmilitarizando as mentes: o desafio do enfrentamento da linguagem autoritária no Brasil": José Miguel Wisnik, professor sênior de Literatura da USP, músico, ensaísta, crítico literário e compositor e autor de livros memoráveis sobre cultura, música e futebol; Luiz Eduardo Soares, antropólogo, cientista política escritor e ex-secretário nacional de segurança pública.
O encontro virtual, organizado em 04/02/2023, foi mediado pelo jornalista Eugênio Bucci (USP)
Conheça mais sobre o think tank República do Amanhã no site http://republicadoamanha.org -
Cenário eleitoral e o futuro da democracia brasileira - Sérgio Abranches
O think tank República do Amanhã convidou o sociólogo e cientista político Sérgio Abranches para uma conversa sobre o tema "Cenário eleitoral e o futuro da democracia brasileira"
O encontro virtual, organizado em 24/09/2022, foi mediado pelo jornalista Eugênio Bucci (USP)
Conheça mais sobre o think tank República do Amanhã no site http://republicadoamanha.org -
Cenário eleitoral na véspera das eleições de 2 de outubro de 2022 - Antônio Manuel Teixeira Mendes
O think tank República do Amanhã convidou o sociólogo Antônio Manuel Teixeira Mendes para falar sobre o cenário eleitoral na véspera das eleições gerais de outubro de 2022 no Brasil.
Neste encontro, Antônio Manuel Teixeira Mendes, que esteve à frente do DataFolha por 37 anos, comenta as tendências atuais.
O encontro virtual, organizado em 24/09/2022, foi mediado pelo jornalista Eugênio Bucci (USP)
Conheça o think tank República do Amanhã https://republicadoamanha.org/ -
Do que falamos quando falamos de populismo. Thomás Zicman de Barros e Miguel Lago
O think tank República do Amanhã organizou o lançamento do livro de Thomás Zicman de Barros e Miguel Lago "Do que falamos quando falamos de populismo?". A discussão contou com a participação de José Miguel Wisnik e Patrícia Campos Mello. -
Conversa com João Cezar de Castro Rocha, conversa sobre o livro TUDO POR UM TRIZ
O think tank República do Amanhã convidou João Cezar de Castro Rocha, para falar sobre o livro TUDO POR UM TRIZ, recém-lançado pela editora Kotter.
Vários autores participaram da conversa. Uma excelente e mais que urgente oportunidade de refletir sobre os riscos e desafios da democracia brasileira às vésperas das próximas eleições.
O encontro virtual, organizado em 10/09/2022, foi mediado pelo sociólogo Ricardo Abramovay (USP)
Conheça o think tank República do Amanhã https://republicadoamanha.org/ -
Conversa com Clara Ant sobre seu livro "Quatro décadas com Lula - o poder de andar junto"
O think tank República do Amanhã convidou Clara Levin Ant, arquiteta e política brasileira, para falar sobre seu livro "Quatro décadas com Lula - o poder de andar junto".
Clara Ant foi militante da oposição ao regime militar desde os anos 60, dirigente da CUT de 1983 a 1988, e vice-presidente da Federação Nacional dos Arquitetos de 1983 a 1989. Ela foi ativista do Partido dos Trabalhadores desde sua criação, tesoureira do partido e deputada estadual em 1986, sendo líder da bancada do PT na Constituinte estadual paulista. Clara Ant foi administradora regional da cidade de São Paulo no governo Marta Suplicy, assessora especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e chefe de gabinete-adjunto de informações em apoio à decisão do gabinete pessoal do Presidente da República. Ela foi condecorada no grau de Comendadora, respectivamente à Ordem do Mérito Militar e à Ordem de Rio Branco.
Neste livro, a autor propõe ao leitor um riquíssimo testemunho da história brasileira de lutas democráticas. -
Como enfrentar a questão da desinformação - conversa com Nina Santos
O think tank República do Amanhã convidou Nina Santos para falar sobre a questão da desinformação e as maneiras de enfrentá-la.
Nina Santos é pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) da UFBA e do Centre d'Analyse et de Recherche Interdisciplinaires sur les Médias (Université Panthéon-Assas), coordenadora acadêmica do Desinformante e diretora do Aláfia Lab. Foi pesquisadora-visitante no Center for Advanced Internet Studies (CAIS, Alemanha, 2020) e no Social Movements in the Global Age da Université de Louvain-la-Neuve (SMAG, Bélgica, 2018). Sua tese de doutorado ganhou o Prix de Thèse da Université Paris II e foi indicada ao Prix de la Chancellerie des Universités de Paris. Em outubro, lançará o livro Social media logics: Visibility and mediation in the 2013 Brazilian protests (Palgrave Macmillan, Reino Unido).
O encontro virtual, organizado em 30/07/2022, foi mediado pelo jornalista Eugênio Bucci (USP)
Conheça o think tank República do Amanhã https://republicadoamanha.org/ -
Militares e o risco de golpe contra a democracia - Raul Jungmann
O think tank República do Amanhã convidou Raul Jungmann, político especialista das Forças Armadas brasileiras. Ele foi Ministro da Defesa e da Segurança Pública, Ministro do Desenvolvimento Agrário e Ministro Extraordinário de Política Fundiária. Ele colabora com Marcelo Freixo na elaboração de propostas de segurança pública para o Rio de Janeiro.
O encontro virtual, organizado em 26/06/2021, foi mediado pelo jornalista Eugênio Bucci. -
Zélia Duncan: Aprendi o peso de dizer o que pensava
O think tank República do Amanhã convidou Zélia Duncan, cantora e compositora. Com 40 anos de carreira, Zélia Duncan lança o novo disco fruto do sofrimento da pandemia, que traduz o que ela sente "nestes tempos de vazio, de peso e desejo de ficar leve". Ela toma partido com o público no projeto ZoioNoZoio, Utopia invertida
O encontro virtual, organizado em 10/07/2021, foi mediado pelo jornalista Eugênio Bucci. -
Novos desafios da ciência brasileira diante das ameaças à democracia - Renato Janine Ribeiro
O think tank República do Amanhã convidou Renato Janine Ribeiro, professor titular de Ética e Filosofia Política da FFLCH (USP), presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para o biênio 2021-2023 e Presidente do Conselho da Aliança Francesa. Renato Janine Ribeiro foi Ministro de Educação e é autor de muitos livros dentre os quais "A Sociedade Contra o Social" para o qual ele recebeu o Prêmio Jabuti. Também é colunista do Valor Econômico e foi condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1998, e com a Ordem de Rio Branco, em 2009.
O encontro virtual, organizado em 31/07/2021, foi mediado pelo sociólogo Ricardo Abramovay (USP). -
Democracia ampliada, ativismo internacional e poliarquia - João Gabriel de Lima
O think tank República do Amanhã convidou João Gabriel de Lima , jornalista e pesquisador, para falar sobre o tema: Democracia ampliada, ativismo internacional (Transnational Advocacy Networks) e poliarquia”: a importância da comunidade epistêmica (em particular, imprensa e academia) e a reação da extrema-direita
O foco da conversa girou em torno do conceito de “democracia ampliada, ativismo internacional” e de “poliarquia” (Robert Dhal). A ideia é a de que a sociedade civil em um conceito amplo participa da democracia por diferentes canais, dentre os quais canais cada vez mais internacionais (vide Transnational Advocacy Networks um dos temas de seu doutorado).João Gabriel traz interessantes referências a partir do livro sobre o tema de autoria de Margareth Keck e Kathryn Sikkink: “Activists Beyond Borders”. Esse ativismo é algo que perturbador para a extrema-direita que reage de forma virulenta contra o que chamam de “ameaça do globalismo”. João Gabriel enfatiza a importância da comunidade epistêmica (em particular, imprensa e academia). Ele como jornalista experiente buscar estabelecer um diálogo desse tema com o Brasil atual.
O encontro virtual, organizado em 14/08/2021, foi mediado pelo jornalista Eugênio Bucci (USP).