Acesse nosso canal no YouTube ou clique no play do vídeo para assistir aqui no site.
-
Como enfrentar a questão da desinformação - conversa com Nina Santos
O think tank República do Amanhã convidou Nina Santos para falar sobre a questão da desinformação e as maneiras de enfrentá-la.
Nina Santos é pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) da UFBA e do Centre d'Analyse et de Recherche Interdisciplinaires sur les Médias (Université Panthéon-Assas), coordenadora acadêmica do Desinformante e diretora do Aláfia Lab. Foi pesquisadora-visitante no Center for Advanced Internet Studies (CAIS, Alemanha, 2020) e no Social Movements in the Global Age da Université de Louvain-la-Neuve (SMAG, Bélgica, 2018). Sua tese de doutorado ganhou o Prix de Thèse da Université Paris II e foi indicada ao Prix de la Chancellerie des Universités de Paris. Em outubro, lançará o livro Social media logics: Visibility and mediation in the 2013 Brazilian protests (Palgrave Macmillan, Reino Unido).
O encontro virtual, organizado em 30/07/2022, foi mediado pelo jornalista Eugênio Bucci (USP)
Conheça o think tank República do Amanhã https://republicadoamanha.org/ -
Militares e o risco de golpe contra a democracia - Raul Jungmann
O think tank República do Amanhã convidou Raul Jungmann, político especialista das Forças Armadas brasileiras. Ele foi Ministro da Defesa e da Segurança Pública, Ministro do Desenvolvimento Agrário e Ministro Extraordinário de Política Fundiária. Ele colabora com Marcelo Freixo na elaboração de propostas de segurança pública para o Rio de Janeiro.
O encontro virtual, organizado em 26/06/2021, foi mediado pelo jornalista Eugênio Bucci. -
Zélia Duncan: Aprendi o peso de dizer o que pensava
O think tank República do Amanhã convidou Zélia Duncan, cantora e compositora. Com 40 anos de carreira, Zélia Duncan lança o novo disco fruto do sofrimento da pandemia, que traduz o que ela sente "nestes tempos de vazio, de peso e desejo de ficar leve". Ela toma partido com o público no projeto ZoioNoZoio, Utopia invertida
O encontro virtual, organizado em 10/07/2021, foi mediado pelo jornalista Eugênio Bucci. -
Novos desafios da ciência brasileira diante das ameaças à democracia - Renato Janine Ribeiro
O think tank República do Amanhã convidou Renato Janine Ribeiro, professor titular de Ética e Filosofia Política da FFLCH (USP), presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para o biênio 2021-2023 e Presidente do Conselho da Aliança Francesa. Renato Janine Ribeiro foi Ministro de Educação e é autor de muitos livros dentre os quais "A Sociedade Contra o Social" para o qual ele recebeu o Prêmio Jabuti. Também é colunista do Valor Econômico e foi condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1998, e com a Ordem de Rio Branco, em 2009.
O encontro virtual, organizado em 31/07/2021, foi mediado pelo sociólogo Ricardo Abramovay (USP). -
Democracia ampliada, ativismo internacional e poliarquia - João Gabriel de Lima
O think tank República do Amanhã convidou João Gabriel de Lima , jornalista e pesquisador, para falar sobre o tema: Democracia ampliada, ativismo internacional (Transnational Advocacy Networks) e poliarquia”: a importância da comunidade epistêmica (em particular, imprensa e academia) e a reação da extrema-direita
O foco da conversa girou em torno do conceito de “democracia ampliada, ativismo internacional” e de “poliarquia” (Robert Dhal). A ideia é a de que a sociedade civil em um conceito amplo participa da democracia por diferentes canais, dentre os quais canais cada vez mais internacionais (vide Transnational Advocacy Networks um dos temas de seu doutorado).João Gabriel traz interessantes referências a partir do livro sobre o tema de autoria de Margareth Keck e Kathryn Sikkink: “Activists Beyond Borders”. Esse ativismo é algo que perturbador para a extrema-direita que reage de forma virulenta contra o que chamam de “ameaça do globalismo”. João Gabriel enfatiza a importância da comunidade epistêmica (em particular, imprensa e academia). Ele como jornalista experiente buscar estabelecer um diálogo desse tema com o Brasil atual.
O encontro virtual, organizado em 14/08/2021, foi mediado pelo jornalista Eugênio Bucci (USP). -
Inteligência Artificial, finitude humana e imaginário de Borges - Lucia Santaella
O think tank República do Amanhã convidou Lucia Santaella, pesquisadora e escritora, uma das principais divulgadoras da semiótica no Brasil, coordenadora de Pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital e professora titular da PUC-SP. Lucia Santaella é Catedrática da cátedra Oscar Salas do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo - USP (2021 - 2022), professora e pesquisadora convidada de universidades na Alemanha, Argentina, Espanha Estados-Unidos e Portugal, e autora de mais de 40 livros com várias premiações como o Prêmio Jabuti em 2002, 2009, 2011 e 2014.
O encontro virtual, organizado em 17/07/2021, foi mediado pelo jornalista Eugênio Bucci. -
A importância das Classes Aspiracionais como base do bolsonarismo - Rosana Pinheiro-Machado
O think tank República do Amanhã convidou Rosana Pinheiro-Machado, professora na University of Bath no Reino Unido, para conversar conosco sobre suas pesquisas dos últimos anos. Neste encontro, ela apresenta sua reflexão recente sobre as chamadas « classes aspiracionais » como base do bolsonarismo.
O encontro virtual, organizado em 07/08/2021, foi mediado pelo jornalista Eugênio Bucci (USP). -
Batalhadores do Brasil: só a reencarnação de Getúlio Vargas pode derrotar Bolsonaro. Miguel Lago
O think tank República do Amanhã convidou Miguel Lago, cientista político, para conversar sobre o artigo “Batalhadores do Brasil” (https://piaui.folha.uol.com.br/materia/batalhadores-do-brasil/)
Miguel é formado e mestre em administração pública pela Universidade francesa Sciences Po Paris. Fundou e presidiou a rede de mobilização Meu Rio e o Nossas, laboratório referência em civic-tech na América Latina. É professor visitante da School of International and Public Affairs da Universidade de Columbia em Nova York e da École d'Affaires Publiques de Sciences Po Paris.
Trecho do artigo: "O batalhador é um significante vazio que engloba os empreendedores precarizados, os trabalhadores informais, as mulheres, os negros, a população LGBTQIA+, os indígenas e também os trabalhadores formais. Trata-se de um termo que se refere ao esforço diário de cada um para superar suas circunstâncias."
O encontro virtual, organizado em 28/08/2021, foi mediado pelo jornalista Eugênio Bucci (USP). -
Quem são os judeus de extrema-direita no Brasil? Michel Gherman
O think tank República do Amanhã convidou Michel Gherman, cientista político, para conversar sobre o tema “Quem são os judeus de extrema-direita no Brasil?”.
Michel Gherman possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Sociologia e Antropologia - Hebrew University of Jerusalem (2007) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014).
Atualmente é Pesquisador bolsista do The Ben-Gurion Research Institute for the Study of Israel and Zionism, professor substituto do Departamento de História na Universidade Federal Fluminense, na área de História Contemporânea. Além disso, Michel Gherman é coordenador de pesquisa do NIEJ (Núcleo Interdisciplinar de Estudo Judaico) no Instituto de História da UFRJ e pesquisador convidado do Núcleo de Estudos de Judaísmo da USP e colaborador academico do Instituto Brasil-Israel.
Michel Gherman tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos do Holocausto, Estudo sobre Sociedade Israelense, Conflito palestino Israelese, Oriente Médio, Estudos Judaico, judaismo brasileiro, sionismo e Estudos da memoria.
O encontro virtual, organizado em 04/09/2021, foi mediado pelo jornalista Eugênio Bucci (USP). -
As doenças do Brasil - Valter Hugo Mãe
O think tank República do Amanhã convidou o escritor português Valter Hugo Mãe para conversar sobre seu livro As doenças do Brasil. Valter Hugo mãe é autor de vários livros, muitos dos quais foram premiados.
O encontro virtual, organizado em 16/07/2022, foi mediado por Sérgio Abranches (USP). -
A democracia na armadilha e o que temos em comum para defendê-la - Míriam Leitão
O Think Tank República do Amanhã convida a jornalista (Globonews e O Globo) Miriam Leitão. Neste encontro, Míriam - também escritora premiada (dois Jabutis) com 8 livros publicados, inclusive de literatura infantil - fala sobre seu último livro: “A democracia na armadilha: crônicas do desgoverno”, recém publicado pela Editora Intrínseca. Miriam também evoca sua história pessoal e sua visão sobre as saídas para a democracia brasileira. Analista experiente de economia, política e meio ambiente, poderá reflete conosco sobre o futuro político brasileiro, notadamente sobre o papel da imprensa. Oportunidade para conhecermos a sua intuição sobre o comportamento que a imprensa em geral poderá ter na cobertura política no ano que vem no Brasil.
“Gosto de uma fala de Cortázar assim: “Eu sei onde tenho o meu coração e por quem ele bate”. O meu sempre baterá pela democracia. Ela corre perigo”.
Míriam Leitão
O encontro virtual, organizado em 23/10/2021, foi mediado pelo jornalista Eugênio Bucci (USP). -
Breve história da importância do cancioneiro de protesto político no Brasil -Pasquale Cipro Neto
O think tank República do Amanhã convidou o Prof. Pasquale Cipro Neto para conversar sobre o tema “Uma breve história da importância do cancioneiro de protesto político no Brasil: a música como forma de resistência ao arbítrio”.
Prof. Pasquale, estudioso da língua portuguesa, é um dos maiores conhecedores de música popular brasileira. Nesta conversa, ele nos brinda com um sobrevoo nas canções que tiveram um papel fundamental de resistência e de protesto ao longo de história brasileira.
O encontro virtual, organizado em 11/09/2021, foi mediado pelo jornalista Eugênio Bucci (USP).