Ronaldo Lemos, advogado, professor e pesquisador brasileiro respeitado internacionalmente, especialista em temas como tecnologia, mídia e propriedade intelectual. Formado em Direito pela USP, é professor da cadeira de Direito da Informática da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi nomeado professor visitante da Universidade Columbia (EUA) em janeiro de 2017. É Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro e diretor do Creative Commons Brasil.
Ronaldo é sócio do escritório Rennó Penteado Advogados, coordenando a área de mídia e propriedade intelectual. Ronaldo Lemos foi um dos principais criadores do Marco Civil da Internet. Em maio de 2020 Lemos tornou-se um dos 20 membros inaugurais do Conselho de Supervisão do Facebook (Facebook Oversight Board). Em junho de 2020 Lemos foi apontado como Professor Titular de Tecnologia do Schwarzman College da Universidade Tsinghua em Pequim, oferecendo o curso “Tecnologia e Políticas Públicas em Países em Desenvolvimento”. Lemos foi um dos co-autores do Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT) comissionado pelo BNDES e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O plano foi elaborado pelo escritório de advocacia PNM Advogados (do qual Lemos era sócio à época), a consultoria McKinsey e o CPQD. Lemos foi responsável pelo capítulo tratando de aspectos regulatórios do plano, inlcuindo telecomunicações, proteção de dados e outros temas pertinentes a IoT. É professor visitante na Universidade Columbia. Foi pesquisador visitante nas universidades de Princeton e Oxford. Foi professor titular e coordenador da área de propriedade intelectual da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, onde fundou em 2003 o Centro de Tecnologia e Sociedade, do qual foi diretor até 2013.
Apresenta semanalmente na GloboNews o programa Navegador, focado em inovação. Foi um dos fundadores da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro. Ronaldo apresentou na MTV Brasil um programa chamado Mod MTV, focando em tecnologia e tendências, que estreou no dia 25 de abril de 2011e escreve semanalmente para a Folha de S.Paulo. Foi nomeado em 2015 um dos Jovens Líderes Globais – Young Global Leaders – pelo Fórum Econômico Mundial. Ronaldo Lemos foi nomeado em novembro de 2015 como um membro (fellow) da Ashoka, organização da sociedade civil global que reconhece e apoia o trabalho de empreendedores sociais.
O encontro virtual, organizado em 30/10/2021, com mediação do jornalista Eugênio Bucci, está disponível em nosso canal Youtube https://www.youtube.com/watch?v=lDdgi8EpOC4&