1 – Democracias sob tensão Portuguese-Brazil
2 – State-of-Global-Democracy-Cross-tabulations-27-EU-countries-Tab-per-country-18
Dados quantitativos da pesquisa Democracias sob tensão (excel - open data)
A ideia democrática mudou profundamente o mundo. Estabelece uma ordem política cuja força consiste em submeter o exercício do poder ao consentimento dos governados. Através da democracia, o regime da liberdade, a história humana tornou-se uma história de dignidade e progresso. Desde a gloriosa Atenas antiga, a ideia democrática percorreu lentamente terras e mares. O Bill of Rights inglês de 1689, a Constituição Americana de 1787 ou a Declaração Francesa dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 marcaram assim o advento da liberdade política no mundo. Desde então, a ideia democrática continuou a se espalhar, começando pela Europa no século XIX, acompanhando a emergência das nações e a emancipação do direito dos povos à autodeterminação. No século XX, triunfou sobre as tiranias modernas, derrubou regimes fascistas, o nazismo e seus aliados, e o comunismo no final de uma guerra fria que terminou com o colapso da União Soviética, derrotada econômica, tecnológica e moralmente.
No entanto, à medida que entramos no século XXI, o horizonte foi escurecendo. Já não se trata apenas de reforçar o processo democrático onde este ainda encontra-se frágil, o desafio agora é proteger e até mesmo defender as democracias estabelecidas. Este momento de incertezas é também o produto das potências criadas por uma globalização associada ao triunfo paradoxal do Ocidente. Pela primeira vez desde a sua criação, a democracia deixou de ser inspiradora para o mundo. É neste contexto, inédito e conturbado, que decidimos associar nosso think tank, República do Amanhã, à iniciativa de duas instituições de destaque: a Fondation pour l’innovation politique, um think tank francês dedicado à defesa dos valores da liberdade, do progresso e dos ideais da União Europeia; o International Republican Institute, um instituto americano que promove a democracia no mundo. Participamos dessa pesquisa internacional realizada em quarenta e duas democracias, e cujos resultados estão apresentados sob o título Democracias sob tensão.
O documento contém dois volumes, um primeiro dedicado aos desafios, como a confiança nas instituições, a adesão ao modelo de democracia representativa, o apoio ao aborto ou à pena de morte, o declínio dos valores democráticos entre as novas gerações, etc. O segundo volume é dedicado aos quarenta e dois países da pesquisa, cada um sendo apresentado através de um resumo do estado da opinião nacional. Para classificar cada país em relação aos outros, propomos ao leitor um “índice de cultura democrática”.
O conjunto dos dados da pesquisa está disponível em open data nos links abaixo:
1 – Democracias sob tensão Portuguese-Brazil
2 – State-of-Global-Democracy-